terça-feira, março 27, 2007

Isso é Um ABSURDO!!!!!!!

"BBC Brasil - E no Brasil tem racismo também de negro contra branco, como nos Estados Unidos?

Matilde Ribeiro - Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos Estados Unidos. Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou."

- Terra notícias - dia 27 de março de 2007 -

Eu quase fico sem palavras diante de uma entrevista assim. Volta e meia tem um querendo discutir sobre racismo e discriminação e vem um senhora louca dessas falar uma barbaridade desse tipo. Como não é racismo???? É só pegar a palavra e um dicionário da escola.

"O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade." - Wikipedia

Através desse tipo de raciocínio tacanho é que as coisas ficam cada vez piores. Como uma suposta ministra tem a coragem de falar uma asneira dessa?? Quer dizer que discriminar branco pode? Não dá cadeia? Não vai contra a Constituição?
Nossa, vontade de passar o dia xingando essa tal de Matilde... Mulher burra...
Ops to discriminando por que é mulher??? Não é só burra mesmo!!!!!!!

Depois falam que o mundo não vai pra frente, é por conta desse tipo de gentinha estúpida que se arma de títulos pra esconder as próprias cavalgaduras....

sexta-feira, março 09, 2007

De 0 a 1000 Em 5 Segundos

Ontem foi um dia montanha russa no trabalho.
Cheguei cansada, tava na clínica desde as 7 da matina, mas tudo tranquilo.
Recebi um abacaxi tremendo que me fez ir da pasmaceira ao ódio instantaneamente. Xinguei minha ex chefe, disse que tudo ali era uma porcaria, que nossos usuários são um bando de sem vergonha, qua o dono da creche era um safado, que político não presta... Tudo que em geral consigo calar normalmente.
Nossa, sentia meu corpo tremendo, algo que só a mais legitima reação de ira pode causar.
No minuto seguinte do xilique fui contar pra minha estagiária sobre as épocas da faculdade, ai vem a nova faceta: a mestra, articulando conhecimentos e experiências, dividindo todo aquele incrível mundo das lembranças.
Clic... mais um minuto. Lembrei de uma velhinha que vi na psiquiatria do hospital de base, e quando percebo já estou com a voz embargada, olhos cheios d´água, comovida mesmo.
Logo logo tava fazendo piada com as lições de matemática criativa, uma das matérias mais importantes para a compreensão das estatísticas do meu trabalho (oh povo burro... 2+4= 20, sendo que o 20 é 14).
Coitada da estagiária, deve acreditar que sou louca...
Crenças a parte, saquei a justificativa padrão para esse tipo de situação: "TPM é foda, né...."
TPM nada. De fato estou naqueles dias, mas sei muito bem que isso não é motivador de nada. Já tava tudo lá, só que bem retido. Sempre achei que os hormônios em fúria desse período só tem um efeito real: eles tiram aquela covardia cotidiana que temos para demonstrar nossos sentimentos. A máscara afrouxa (e talvez uns parafusos também), eu acho.
Passou pela cabeça foi... Passou pelo coração e ta lá aquela cara que não deixa negar. É uma intensidade que aprendemos a controlar pelo bem coletivo.
Bem é o caramba, queria aprender a tacar o foda-se desse jeito com ou sem TPM. Meu fígado agradeceria...

O Imbecil Coletivo - Parte 1

Estou me divertindo com esse livro. Muitas idéias juntas, muitos argumentos fantásticos, muita coisa pra pensar. Quando terminar escrevo minha opinião. Por agora parei em algumas frases, nem sei se no contexto que o livro apresenta, mas que ficaram reverberando.

"Certas pessoas não abdicam do erro porque devem a ele a sua existência" - Goethe

Nossa, como vejo isso no dia a dia. Trabalho com gente há um bom tempo (fora os horários vagos, nos quais inevitavelmente dou uma olhada crítica ao redor). Como os erros se tornam ótimas desculpas de vida. No livro a frase estava mais direcionada à questão da rigidez de pensamento dos intelectuais, só que foi imposível não extrapolar pra outros lados.
Errar é humano, permanecer no erro é burrice, sempre ouvi isso. Mas quantos de nós insistem em ser burros? O que justifica continuar no erro? Como isso se torna parte de nós mesmos?
Fiquei pensando nas ilusões que criamos para suportar nossos erros e torná-los justificáveis, quase uma garantia para os próximos. E como esse círculo vicioso se instala na vida tão facilmente.
"Errei!! Poxa, desculpa!!!"
"Nossa!!! Errei de novo, caramba, foi mal!!" Depois de um tempo vira algo do tipo: "Ah, mas você sabe que eu sou assim mesmo...devo ter algum problema... pobre de mim, nunca consigo fazer nada certo mesmo..."
Pronto! Afastei toda a culpa e responsabilidade por meus atos. Parece mais fácil se assumir doente do que enfrentar a necessidade de mudança, de abrir mão de um desejo banal, ou simplesmente se controlar. Arriscar não vale a pena?
Sempre penso muito nesse tipo de rotina auto indulgente de pensamentos: o encontrar todas as justificativas do mundo pra minhas "pequenas" barabaridades e nem sequer pensar em não praticá-las. Seria simples, não? Bom, é só olhar pra dentro e ao redor e perceber que a resposta não é tão fácil assim. A cada dia nos tornamos "errradores" compulsivos e reincidentes.
O que me leva a outra frase fantástica...

"O homem deve ter coragem de ser bom quando tudo em volta o induz a ser mau."-
Lipot Szondi

Como falta coragem nos dias de hoje. É muito mais fácil seguir a corrente, por mais torta que seja, e fazer aquilo que é esperado. O problema é que se espera o pior nesses casos. Alguns princípios foram enterrados há tempos e se espera que nos adaptemos ao novo modus operandi do mundo. Os valores se adaptaram a exigências absurdas, erradas mesmo, mas que pelo hábito ou pelo lugar comum se tornaram normais. "É assim mesmo, como esperar algo diferente?"
Cansa muito nadar contra maré, cansa muito dizer não ao erro, principalmente quando esse erro se tornou "normal" aos olhos da maioria. Tudo faz parte, tudo pode ter uma justificativa (o lance de virar parte da existência, né?).
A facilidade em errar e a permissividade que impera são cativantes.

"Perdemos no corpo e não lucramos no espírito: transmitimos, na íntegra, o legado da nossa miséria, da nossa confusão e da nossa vacuidade." - Olavo de Carvalho

Essa última dispensa comentários.

Pessimista não? Ou será que apenas realista demais?

quarta-feira, março 07, 2007

TV Aberta

Aberta ao que afinal de contas?
Tava olhando a novela das 8, estreiou essa semana, eu acho. Novela é ruim, faz muito tempo que não aparece algo que preste. Essa agora é do Gilberto Braga. Poxa, o cara era bom, sempre lembro de Vale Tudo, um clássico.
Vamos lá... tem a Suzana Vieira. Depois do bafafá do marido ser preso no motel, depois de todas as discussões e decisões, ela tava com a moral baixa. Ai a grande rede globo arranja um papel "forte" pra mulher, pra tentar levantar a moral. Ela é dona de um bordel. Mas não é um bordel qualquer, lá só tem gente boa, de bem, mães de família que arranjaram o sustento pra seus lares. Bá... raio de moda de glorificar puta. Nada contra, pra falar a verdade não é da minha conta, mas essa onda de dizer que elas são apenas vítimas do sistema já é meio forçado demais. Desde a Capitu que eles investem nessa imagem de coitadinhas que estão na vida só por um momento de crise, pra pagar a faculdade, pra pagar o transplante de baço do primo avó do tio...
Enfim, a Suzana Vieira... Ela tá com cara de tacho. Olho pra ela e penso num grande tacho, cheio de doce velho... sei lá, parece que ela está envergonhada, meio sem graça, mas dando a volta por cima. Tipo, sou poderosa, isso não me importou. Nhé, não convenceu. Tacho!!!!
Outro foi o Tony Ramos. Já tentaram colocar ele de vilão e não deu certo. Mas tá lá ele de novo, malvado pra caramba. Pra falar a verdade, ta igualzinho o Reginaldo Faria em Vale Tudo, só falta fugir no jatinho dando banana pro Brasil.
Pra ter idéia, ta lá a mulher dele numa loja falando o quanto o marido é maravilhoso e leal. Detalhe, ela não sabe mas ta falando com a amante dele. Corta a cena pro garanhão, pagando uma puta, que fala o quanto ele é vigoroso. Yeaw, não quero nem pensar nisso. Em seguida dessa rapidinha ele já esta no seu mega escritorio humilhando pessoas e mandando fechar um bordel (o da Suzana Vieira, olhe só... no minimo vão terminar juntos no final).
Já to até vendo, o ibope vai cair, porque ninguém aceita o Tony Ramos malvado, ele vai sofrer uma reviravolta e se tornar um pescador bonzinho que nas horas vagas administra a rede de bordéis... Há!
Agora me senti uma colunista da Contigo hehehe...
O resto é resto, novela é tudo igual ultimamente mesmo, e minha paciência tem limite.
Deus abençoe a Tv a cabo, mesmo quando é chata e repetitiva é melhor do que isso.

Se Não Tem Algo Bom Para Dizer...

Estava no trabalho, passando mal, com calafrios, estômago revirando. Chega uma criatura e pergunta se estou bem. falo que não, e qual é a resposta?
"Nhé, também tomando coca cola... isso é um veneno... tinha que passar mal mesmo"
P#@&@#!!! Se não tem nada de construtivo pra falar por que não cala a boca?
Oh povo mestre em descarregar a raiva, ou pequeneza de espírito, nos outros. Qual é o problema comigo? É pessoal? sempre tem um pra afundar o dia.
Você acorda bem, se olha no espelho e pensa: Nossa, como estou bonita hoje!! Chega na central do inferno e vem uma criatura dizendo "Você largou a academia? Percebe-se..." É assim que se fala boa tarde em alguma parte do mundo? E aquele lance da cordialidade ou ao menos educação?
Por que a infeliz não se preocupa com a própria barriga (que por sinal ta sobrando pra todos os lados)?
Povinho escroto!!!