sexta-feira, outubro 03, 2008

Ig Nobel

Nossa, sempre adorei essa premiação!
Com todas minhas contestações ao ambiente pseudo científico em que vivemos, o Ig Nobel serve pra mostrar o quanto de dinheiro é jogado fora em pesquisas completamentes estúpidas.
E viva os brazucas!! Depois da indicação pro Oscar e do ouro olímpico, podemos contar vantagem sobre os argentinos dizendo que já ganhamos um IgNobel!!
Sim, descobrimos que tatus contribuem para pesquisa arquelógica cavando seus buracos.
Show de bola!!!!
Mas devo admitir, nossa participação foi tímida... Olhando os ganhadores do passado é possível localizar pérolas do conhecimento genuinamente científico:
Medicina (1999) - Dr. Arvid Vatle de Stord, Noruega, por cuidadosamente coletar, classificar, e observar cada tipo de recipiente seus pacientes escolhiam quando entregavam amostras de urina.
Paz (1999) - Charl Fourie e Michelle Wong de Johannesburg, Africa do Sul, por inventar o Blaster, um alarme antiroubo para carros que consiste num circuito detector e num lança-chamas flamthrower.
Meteorologia (1997)- Concedido a Bernard Vonnegut, Albany, por sua reportagem,"Meios de depenar uma galinha com o vento rápido de um tornado("Chicken Plucking as Measure of Tornado Wind Speed").
Psicologia (1993): John Edward Mack e David Jacobs, pela sua conclusão de que as pessoas que acreditam terem sido raptadas por extraterrestres provalvelmente foram-no -- e especialmente pela sua conclusão "o objectivo do rapto é a produção de filhos".

É de chorar de tanto rir...

Ainda em tempo, os ganhadores de 2008:

Química: Sheree Umpierre, Joseph Hill e Deborah Anderson "descobriram" que a Coca-Cola é um eficiente espermicida. C.Y. Hong, CC. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang foram co-ganhadores da categoria por provarem o contrário.

Nutrição: Massimiliano Zampini e Charles Spence demonstraram que a comida tem gosto melhor quando soa melhor.

Paz: O Comitê Federal de Ética da Suíça sobre Biotecnologia Não-Humana e os cidadãos suíços adotaram o princípio legal de que toda planta tem dignidade.

Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc descobriram que pulgas que vivem em cachorros pulam mais alto que suas colegas que vivem em gatos.

Medicina: Dan Ariely demonstrou que a medicina cara e falsa é mais eficaz que a medicina barata e falsa.

Ciência Cognitiva: Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi e outros colegas descobriram que bolor de lodo pode resolver quebra-cabeças.

Economia: Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan descobriram que dançarinas eróticas ganham mais dinheiro quando estão no pico de seu período fértil.

Física: Dorian Raymer e Douglas Smith provaram que uma grande quantidade de cordas, ou cabelo, vai inevitavelmente se embaraçar.

Literatura: David Sims levou o Ig Nobil por seu estudo Você, seu bastardo: Uma Exploração Narrativa da Experiência da Indignação dentro das Organizações.


Um comentário:

Mari Baesse disse...

Tem de tudo mesmo, né?!
Mas o melhor é a capacidade que uma grande quantidade de cordas/cabelos tem de se embaraçar... Uau, nunca tinha pensado nisso!!!!
Beijão e boa semana