sexta-feira, junho 30, 2006

E é Isso que Chamam de Ciência

Quando bato o pé, questionando o rótulo "cientificamente comprovado" tem gente que me olha torto. Desde a faculdade ouço falar de fatos que foram comprovados pela ciência e que se tornam grandes verdades...
Ou nos melhores casos, vencedores memoráveis do Prêmio Ignobel...
Essa daqui tem como fonte a BBC Brasil, achei fantástica...

A orientação sexual do homem pode ser determinada pelas condições do útero, de acordo com um estudo divulgado na publicação científica Proceedings of The National Academy of Sciences.

"Os resultados indicam uma origem pré-natal para a orientação sexual do homem", diz Anthony Bogaert, da Brock University de Ontário, no Canadá, responsável pela pesquisa.

Ele sugere que o efeito é provavelmente causado por uma 'memória maternal', presente nos úteros que estão gerando meninos.

O corpo da mãe pode perceber um feto masculino como um corpo 'estranho', diz ele, gerando uma reação que se torna progressivamente mais forte a cada filho homem.

Irmão menor

Estes anticorpos podem afetar o desenvolvimento do cérebro masculino, diz ele.

Pesquisas anteriores revelaram que quanto mais irmãos mais velhos um garoto tem, maiores são as chances de ele ser gay, mas que as razões para o fenômeno são desconhecidas.

Este estudo canadense sugere que a orientação pode estar mais ligada a fatores biológicos do que sociais.

Os pesquisadores estudaram 944 homens homossexuais e heterossexuais tanto com irmãos naturais como adotivos.

A relação entre irmãos mais velhos e homossexualismo foi vista apenas quando os irmãos mais velhos eram de fato consangüíneos.

Comentando o estudo, o ativista britânico dos direitos dos gays, Andy Forrest, diz que "mais e mais surgem evidências respeitáveis que sugerem que ser gay é algo determinado geneticamente e não uma escolha".

"Isso fortalece o argumento de que gays e lésbicas devem ser tratados iguais pela sociedade e não discriminados por algo que é tão inerente quanto a cor da pele", diz ele.

Nenhum comentário: