quarta-feira, julho 05, 2006

Master Yoda

"Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering. I sense much fear in you."

Como o medo interfere na vida... Aonde ele nos leva? Ele aparece como um receio, como uma dúvida e se instala. E cresce. Pensei mais no medo que temos de tomar decisões. Quanto mais importantes elas são mais trazem medo de bonus pack. Como se aquele único momento fosse irremediável e definisse todo o resto, tipo vida e morte. Pensamos no que podemos perder e pior, no enfrentamento da mudança que isso provocaria. E temos medo de tudo, de falar algo rispidamente, de dizer um não, de escolher o que fazer numa noite de sábado, decidir qual o filme alugar, se encaixa em tudo.
Vejo pessoas que empurram decisões com a barriga por medo, se habituando com as mudanças mas se eximindo da responsabilidade da decisão, como se este limbo já fosse suficiente. É lógico que não é. E dai vem a angústia, aquela sensação de que tem algo errado mas que não sabemos ao certo o que é.
Vem também os comportamentos de fuga, que tentam nos prender à realidade de outro momento, pois mesmo de empurrões barrigais ainda sim mudamos.
E nessa enrolação acabamos vivendo tudo pela metade, sem arriscar nada, apostando na imutabilidade das decisões e no medo de que aconteça algo imprevisível. Talvez esse algo até fosse melhor, mas com medo quem pode reconhecer?
Sim, o medo traz a raiva, porque você até percebe que poderia ser diferente, mas não é... Definitivamente esse é o caminho pro lado negro.
Viajei longe... acho que não consegui escrever nem metade do meu insight, mas tá registrado o pensamento.

Nenhum comentário: