terça-feira, abril 24, 2007

Reflexões de Férias

Bom, de férias ninguém tem que ter um compromisso com pensamentos elevados...
Estava aqui fazendo os milhares de backups do meu computador, passeando na internet a toa. Fui parar no orkut, sei lá por que raios. Tenho minha página lá há tempos, mas não me relaciono muito com ele. Fica lá paradinho, coloco uma foto de vez em quando só pra dizer que é meu.
Então resolvi passear pelas páginas do alheio e fiquei percebendo o tanto de neguinho que além de perder um tempo precioso nessa coisa, ainda tem toda uma preocupação em apagar scraps, colocando frase de efeito pra justificar isso... "Privacidade é tudo", "Saiam curiosos", "Vai cuidar da sua vida".... Nem deve ser uma onda tão nova, eu que sou atrasada mesmo.
Que coisinha meiga...
Mas de boa, quando o tal orkut foi criado não existe esse tal de scrap que é pra ser público? Se fosse privado você receberia só a mensagem, na sua privacidade de e-mail ou sei lá o que. Ele não está lá pra demonstrar pros outros o quanto você é querido (ou o quanto você desconhece regras de português)?
É bobo o pensamento, mas é o ridículo da situação, a forma como tudo isso foi desvirtuado. Se você tem algo pra esconder, como passa na cabeça de bagre colocar isso no orkut? Por que não publica no jornal logo... Mas agora é bonitinho se colocar como protetor da própria privacidade que esta ali pra ser exposta, pois é disso que trata realmente o orkut, se expor.
Estou radical hoje, mas acho isso idiota, ou pelo menos inocente.
Acho engraçado porque foi criada uma ferramenta que em tese é para entrar em contato com pessoas e perceber as interligações de relacionamentos e todo aquele papo frouxo. Um lugar livre, pra se divulgar idéias e todo essa palhaçada. Comunidades, karma, fãs, testemunhos, tudo que no final das contas era um termômetro de quanto se é popular.
"Nossa, tenho mais amigos que você". "Olha quantos coraçõezinhos eu tenho!!!"
Virou uma fábrica de spams de putaria (e nem de qualidade pra salvar), justificativa de crimes na internet (agora tudo é culpa dos sites de relacionamento, o que tenho que dizer que é uma loucura porque crimes já existiam antes), busca e justificativa de putaria ao vivo mesmo, criação de comunidades bizarras (nas quais não se debate nada, mas que funcionam como um "emblema" dos próprios pensamentos).
Mais engraçado, o esquema é todo feito pra alimentar a paranóia de todos, você sabe quem viu sua página, quem apareceu, quem fez isso, quem fez aquilo. Espero que isso se reflita em mais clientes pro meu consultório pelo menos. Mas num mundo onde já se preocupa com tanta coisa, tem que ter mais uma?

Nenhum comentário: