sexta-feira, junho 15, 2007

De Butiquim

Todo mundo tem um pouco de psicólogo. O que mais ouço no consultorio é que a pessoa só esta procurando um porque não tem mais alternativa, mas que ainda acha uma besteira.
Melhora: qualquer um que leu uma coluna de marie clair ou nova acredita piamente que esta apto para dar conselhos embasados na psicologia, fazendo intervenções memoráveis, seja em uma esquina, num buteco, numa fila... afinal é fácil entender a cabeça do ser humano, só precisa de um pouco de bom senso, frases de efeito (algumas duras, pra dar o toque psicológico da situação), experiência de vida e uma dita maturidade.
Nem preciso dizer o quanto sempre achei "linda" essa situação... afinal, passei 6 anos dentro de uma faculdade pra ler alguns artigos e fazer provas a toa já que qualquer um pode ser psicólogo. Até ouvir que deveria ser freira ouvi, pois elas sabem cuidar dos outros melhor que ninguém.
Mas, para não dizer que pago a lingua, passei pelo reverso dessa situação.
Estava no meu trabalho e por acaso ouvi um papo entre uma nutricionista e o vigia. Ela dava conselhos para que ele pudesse emagrecer.
Coma de 3 em 3 horas, percentual de gordura, exercícios, blá blá blá... o curioso é que cada comentário dela era óbvio pra mim, até pensei em vários complementos, já que sou um renomada leitora de boa forma. Poderia ter feito a mesma prescrição dela, talvez não com o mesmo tom profissional, mas de fato sabia os passos a serem tomados, os exames, os índices...
Enfim, lá estava eu fazendo o que todo mundo faz com minha profissão: achando que tudo aquilo que a menina passou 4 anos estudando era tão simples que qualquer leigo faria, até melhor.
Se pensar um pouco mais vejo em quantas profissões meto o bedelho... sou ótima com receitas de remédios e diagnósticos (afinal minha mãe é enfermeira, sei o que estou falando), quase uma personal trainer (muitas horas dentro de uma academia feito uma louca), técnicas de arte (fiz 6º série não é verdade)... e o que não sei direito posso dar uma olhada no google e fazer uma rápida análise e criar um monte de soluções altamente embasadas...
Cai na minha própria acusação...droga... mais uma vez tagarelei tanto sobre os outros e estou lá, atolada no mesmo vício...
Tá, prometo não reclamar mais das especialidades de butiquim...

Nenhum comentário: