terça-feira, julho 03, 2007

Um Mundo Tecno Florzinha

Estava lá vendo televisão e criticando o mundo, afinal é quase um esporte pra mim. Adoro perder horas diante de uma programação besta, falando besteiras, gasto todas as farpas que acumulei durante a semana e me sinto mais aliviada. Em alguns casos até mais inteligente, pelo tanto de floreios às minhas críticas...
Mas então, estava lá vendo History Chanel, a maratona de construções antigas ou algo assim. Panteão, pirâmides, uma ponte de Alexandre o Grande ligando o continente a uma ilha... Enfim, obras fantásticas num período que consideramos precário. Hoje uma obra não existe sem um trator ou guindaste; naquela época faziam na tora, com um bando de neguinho amarrado, puxando toneladas de pedras. Até lembrei de algo que vi num desses documentários, falando de reconstruir uma pirâmide nos tempos atuais, só pra ver de qual é... se não me engano demoraria uns 10 anos. Dois mil anos de técnicas e tecnologias e uma economia de 10 anos? Não acho grandes coisas.
Enfim, os homens (humanidade no caso, não o sexo) eram mais homens. Resistiam mais (apesar da menor expectativa de vida), não usavam suplementos alimentares, comer gordura era essencial, usavam da força bruta pra resolver o necessário (e mais, tinham força pra isso, não era fruto de supino e peitoral na academia não, era porrada mesmo, era carregar o mundo nas costas, mudando de um lugar pra outro pra não morrer). Devo dizer que fiquei encantada com 300 de Esparta, é daquele jeito que imagino o mundo antigo. Não conheço um homem (agora o sexo mesmo) que não se sentiu uma moça depois de ver aquele filme. Eu mesma me senti uma frouxa...
Nossa ciência avançou, nossa inteligência também. Mas talvez nossa sabedoria tenha ficado perdida. Criamos tecnologias que fazem tudo por nós e aos poucos vamos desaprendendo a fazer coisas e colocar a mão na massa, tudo em nome de estar atualizado ou de aproveitar os benefícios que a tecnologia proporciona.
Já viu que tem gente que não consegue escrever com caneta e papel, tipo fazer uma redação sem ctrl+c ctrl+v? Já viu que os arquitetos hoje usam softwares e não mais aquelas plantas gigantescas, réguas, esquadro? Serve também pra desenhistas e fotógrafos, que hoje estão mergulhados no photoshop. Acho que já ouvi falar de gente que não sabe fazer café sem cafeteira...
E não estou falando de abandonar tudo e voltar pro mato, água fria e caçar coelhos. Por mais que eu goste de radicalismos, não é esse o ponto. É o uso que se faz dessas possibilidades que temos, ou, no caso, o mau uso.
Todo nosso conhecimento se volta contra nós: a cada dia criamos necessidades que não tínhamos (alguém lembra como era a vida sem celular? Eu lembro... era NORMAL) e nos tornamos dependentes delas e de suas atualizações.
Agora estamos na onda dos robôs e da inteligência artificial, um mundo no qual tudo é feito pelo computador (vi um documentário sobre os carros do futuro, que você nem precisa dirigir). E se falta luz? Fudeu!! Se queima uma paradinha misteriosa dentro de alguma máquina do processo? Fudeu de novo!!!! Ninguém sabe como fazer no modo antigo.
Estamos nos acostumando com uma vida na qual tudo é feito pra nós. Não nos defendemos, não sabemos como fazer, ou simplesmente deixamos pra lá. E com todo o tempo livre que nos sobra ficamos à toa, sofrendo, caraminholando, pensando em como o tudo era diferente, em como a vida está vazia.
As facilidades se tornam dificuldades com as quais não sabemos lidar, porque não conseguimos lidar com mais nada que não esteja mastigado, pronto pro consumo. Ficamos mais doentes, ficamos mais velhos, ficamos mais dependentes do que nunca.

2 comentários:

Gustavo R. disse...

Oi Manu!
Gostei mto dos seus textos!
Gostaria de convidar vc a passar no meu blog e se gostar quem sabe sai uma parceria?
Eu acho que nós, diretores dos blogs de textos, temos que nos agregar no sentido de fazermos um ciclo de leituras, pois tá tão dificil achar um público participativo. As pessoas não querem acrescentar nada, só querem vegetar... Daí até pra deixar comentários elas têm preguiça.
Um abraço
O blog é:
www.ideianatural.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Manu!!

Estou bebado passando por seu blog, o qual vi rapidamente. Achei sua foto muito mais interessante. Aliás ampliei para olhar pra vc melhor e percebi a sua camisila vinho, que aliás é o que eu estou tomando>
Quem sou eu?? Estou ouvindo mano chao acústisco e curtindo a solidão de sp.

queria ver se melhorava...

Te amo pela sua paciência

Guilherm Horta
11 8456 8042