quinta-feira, janeiro 22, 2009

E o Oscar Vai Para...


Já que o Obama já é notícia velha... vamos ao Oscar.
Quando criança eu tinha certeza que quando marcassem o data do Oscar era garantido que ia assistir TV escondido, dormir no meio da madrugada, mas me divertir horrores. Não entendia um terço das tiradas que faziam, mas ficava encantada com o glamour da festa.
Muito tempo passou. Acho que a última vez que assisti de verdade a uma cerimônia foi quando o Roberto Benigni pulou pelas cadeiras pra ganhar a estatueta, enquanto os brasileiros morriam de dor de cotovelo porque "Central do Brasil" não conseguiu nada.
Depois disso, o Oscar se tornou uma terra árida pra mim. Quase nunca sabia de que filme estavam falando. Os apresentadores eram cada vez mais xaropes. Os vencedores não me interessavam. Não tinham mais aqueles momentos emocionantes, retrospectivas fantásticas, apresentações comoventes, discursos inusitados. Os filmes taxados de blockbuster (todo mundo reclama, mas ninguém conseguiu barrar o Titanic) foram banidos, dando lugar a linguagens diferentes, perspectivas novas, independentes... enfim, essas descrições muito rebuscadas, mas que pro meu gosto cinematográfico indicam apenas filmes chatos.
Considerando a discussão sobre a queda da audiência das cerimônias percebe-se que não sou só eu que fiquei de saco cheio da parada...

Já vou logo falando que nem me dou ao trabalho de comentar sobre O senhor dos anéis... filme de 237 horas, que ainda precisa de versão suplementar, como se faltasse algo pra ser dito...

Com a morte do Heath Ledger ano passado, e toda a comoção que isso gerou, temos indicações diferentes pra esse ano.
Batman foi bom demais... e muito se deve ao Coringa, com certeza. Mas não é filme para Oscar... não pela proposta que tem sido seguida na última década. Filmes de heróis cativam o público, estouram bilheteria, tem o melhor da tecnologia visual, mas nunca foram reconhecidos como algo muito "artístico" pela academia.
Mas encasquetaram em dar um prêmio pro Coringa, e no reboque disso temos o Cavaleiro das Trevas batendo recorde de indicações, junto com o Benjamim Button. Tipo uma dissonancia cognitiva: ia ficar feio só indicar a homenagem póstuma e ignorar o resto da obra. E pra provar a força desse reboque tem até indicação pro Homem de Ferro. Todos falam que é a melhor atuação do Robert Downey Jr... e ele passa boa parte do filme atrás de uma máscara.

Cabe destacar o apresentador da cerimônia: Wolverine!!!!

Realmente estão investindo em chamar a atenção do público.

Bom, comigo já funcionou...depois de séculos, eu vou assitir ao Oscar desse ano...

Nenhum comentário: