sexta-feira, janeiro 23, 2009

Psicologia Infantil... Ok...

A famosa pichadora foi parar na cadeia de novo... Agora por furto, ou tentativa de furto...
O fato me avivou a revolta de acompanhar esse caso ano passado. Na época ficou aquela polêmica pela justeza da pena frente ao crime cometido, pelo abuso das autoridades, enfim, todo aquele circo "gostoso" de se acompanhar. Mas não me recordo de alguém dar a mesma ênfase que a tal guria cometeu um ato de vandalismo, que não foi a primeira vez e que ela estava realmente errada. E ver aquela sujeita sair da cadeia dando gargalhada me embrulha o estômago até hoje.
Fácil um monte de gente levantar a bandeira, falar que é uma forma de manifestação, expressão artística... tenha dó... Pichação é vandalismo. Argumentar que tem algo de valoroso nisso é dar estio pra moleque metido a marginal que quer chamar atenção. Concordo que grafite é diferente, eu diria que é auma manifestação de uma cultura de rua, ou algo assim... Mas grafite não é a mesma coisa que pichação. E ganguezinha meia boca invadir museu pra pichar é o fim da picada.
Tinha que ser ,presa mesmo, tava fazendo merda e recebeu a punição. Se foi além do que deveria essa punição não cabe a mim discutir, não sou advogada.
O que acho complicado é a série de discussões que surgiram, e ainda aparecem em casos semelhantes, justificando esse tipo de ato.
É de doer ver a mãe da moça defendendo a filha, dizendo que não vê nada de errado no que ela fez, que isso faz parte da juventude. Deve ser essa a receita pra se criar filho bandido: passa a mão na cabeça dele toda vez que faz besteira, cria um monte de desculpas pra justificar isso, coloca o infeliz como vítima do sistema e da sociedade. Muitos subterfugios. E o resultado é juventude de hoje, da qual tanto falo mal, que não tem limite, não tem orientação moral nem formação ética. Que acredita que pode fazer tudo, que o mundo é descartável, inclusive as pessoas.
Também acho que isso é resultado de uma leva de psicólogos, de uns 15 anos atrás mais ou menos, que inventou a moda de não poder dizer NÃO prum filho. Por conta desse modismo, que felizmente começou a ser extinto, temos uma geração inteira de indivíduos desajustados e sem nenhum trato social (no sentido de não saber se portar no meio da sociedade mesmo). E com pais da mesma forma desajustados, por não conseguirem cumprir seu papel de educar uma criatura.


Quanto a pichadores, adoraria poder utilizar a psicologia infantil da época dos meus pais: palmatória... quero ver pichar de novo...



Imagem copiada do www.g1.com.br

Nenhum comentário: